Av. Senador Salgado Filho, 2860 - Lagoa Nova - Natal-RN (84) 3204-6256 nagirn@fiern.org.br

Muito se fala sobre a importância da inovação dentro das organizações. Inovar é implementar - com sucesso - novas ideias no modelo de negócio. A inovação ocorre por diversas vias: no produto, no processo ou no modelo de negócio e, geralmente, sob um dos seguintes aspectos: Incremental, auando diz respeito a melhorias pequenas, porém contínuas, que geram benefícios percebidos pelos consumidores em menor escala; Radical, quando carateriza-se por uma alteração drástica no modo como o produto/serviço é consumido.
Na lista abaixo estão listadas algumas das mais importantes ferramentas que irão auxiliá-lo a desenvolver a cultura de inovação em sua organização:

 

Brainstorming

Metodologia de geração de ideias em torno de novos produtos, serviços, campanhas publicitárias, etc. Foca-se prioritariamente na quantidade de ideias geradas, deixando a qualidade destas para ser avaliada posteriormente.
Método 6-3-5 (Brainwritring)
O foco dessa metodologia é gerar 108 ideias escritas em meia hora. É a "versão silenciosa" do Brainstorming. O método também recebe a alcunha de 6-3-5 pois une 6 membros que devem gerar, no mínimo, 3 ideias a cada 5 minutos durante meia hora.

 

Business Model Canvas

Consiste em um mapa dividido em 9 blocos que definirão, de maneira rápida e prática, o modelo de negócios de uma organização nascente ou já existente.

 

Modelo A-F de Philip Kotler

Modelo proposto pelo estudioso Philip Kotler baseado em seus anos de experiência visitando mais de vinte empresas consideradas como as mais inovadoras.

 

Design Thinking

Metolodogia baseada em ação criativa. É um processo interativo, que exige experimentação e cujo foco principal volta-se para o consumidor.

 

Estratégia do Oceano Azul

Apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores.

 

Benchmarking

É o processo sistemático e ininterrupto de avaliação dos produtos, serviços e processos gerenciais das organizações que são reconhecidas tendo as melhores práticas. 

 

Cinco Forças de Porter

Procura identificar os fatores que interferem na competitividade das empresas e, a partir dessa análise, propõe-se cinco forças competitivas que determinam a atratividade de um negócio.

 

Análise SWOT

Técnica que permite obter uma síntese focada em análises internas e externas que possibilitará identificar os principais elementos para a adequada gestão da empresa, mostrando pontos prioritários de atuação.

 

Inovação Aberta (Open Innovation)

Metodologia empregada por algumas organizações em que há uma abertura de suas necessidades e do seu know how para o público externo, na intenção de criar uma rede de co-criação e gerar inovações